segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Os dons do Espírito Santo - Minha meditação



Tomando a minha vida nas mãos, como quem toma uma revista e a folheia, começo a compreender por que sou tão pecadora e ainda alguns pecados se repetem. Em minhas orações peço discernimento em determinadas situação que eu apresente a Deus; peço perdão e misericórdia pelos meus pecados; peço que o Senhor aumente ou melhore a qualidade da minha fé; peço intercessão à Santíssima Virgem por alguém ou por alguma causa etc.
Ainda há pouco li no meu estudo bíblico(Enchei-vos) sobre os dons do Espírito Santo de Deus(aos que fazem o estudo comigo, vejam como estou atrasada!). Mas eu li sobre esses dons em aplicações práticas, do correr do dia-a-dia, o que me fez compreender ainda o quanto as minhas orações são inconsistentes, insuficientes, ou melhor, o quanto elas são deficientes.
É necessário que aprendamos a orar. Essa é, creio eu, uma das maiores deficiências ou dificuldades do cristão católico. Como temos a tradição de rezar, ou seja, ler orações prontas sem muitas vezes meditar naquilo que estamos reproduzindo, estamos condicionados a silenciar, quando em momento de oração nos grupos ou mesmo na missa, e nesse silêncio nos deixamos conduzir naquela oração que o padre ou o irmão do grupo está fazendo, às vezes até concordando e confirmando aquelas palavras, tomando-as para si, para a sua própria realidade. Mas, uma coisa é a realidade do outro, que até pode ser parecida com a minha, outra coisa sou eu, com minha particularidade e as minhas deficiências, fazer a minha oração pessoal.
Somente eu mesma posso falar por mim, somente eu sei onde estou mais precisada. Se vou com uma amiga a uma loja e ambas experimentamos uma calça, por mais que nossa numeração seja a mesma, não ficará igual. Não somos externamente iguais, nem mesmo os gêmeos univitelinos(idênticos). Ainda mais diferentes somos por dentro. Nossas orações, portanto, devem condizer com a minha realidade, com a minha particularidade, com quem sou eu e o que é essencial para o meu crescimento pessoal.
Antes de pedir qualquer coisa, qualquer cura, intercessão etc, precisamos entender como é que os dons do Espírito Santo vão agir em mim, porque que eu preciso deles. Feito isso, posso enfim pedir adequadamente o que me é essencial e ir conversando com Deus sobre o que eu quiser.
É um exercício diário que temos que fazer. Pedir ao Espírito Santo que desça sobre nós com seus dons para que possamos rever as diversas áreas da nossa vida e assim poder mudá-las.
Falando nisso, tá na minha hora...
Um abraço.
Deus abençoe a todos.
Boa semana.

A paz!

Nenhum comentário: